Crónicas do Grande Despertar | Crónicas del Gran Despertar

28/09/2022

A nova ordem moral | El nuevo orden moral



«O estatuto de vítima é rentável; toda a gente quer ser vítima! Um histerismo da compaixão e uma exigência obsessiva de protecção correm paralelas a um moralismo choramingas e uma sentimentalização da política dignas de figurar, um dia, na história universal da parolice. Com o remate da culpabilização geral do passado: a convocatória de caçadas morais para perseguir a xenofobia, o fascismo, o racismo e a homofobia através dos séculos, o que nos conforta numa certeza: os nossos valores são os universais e definitivos, nós somos os melhores, nós somos os bons.

Claro que um mundo onde toda a tensão tenha sido abolida, um mundo sem mistério, sem surpresas, sem enigmas, onde reine apenas o indiferenciado e onde todos sejam iguais, seria o mais parecido ao inferno. É, por isso, imprescindível introduzir pelo menos um simulacro de tensão, uma negatividade de papelão. E, assim, as forças do Mal são ritualmente convocadas, para que os “subversivos” e os “inconformistas” possam travar as suas cruzadas contra a intolerância, o conservadorismo, a xenofobia e o fascismo que virá. Todos os totalitarismos precisam de inimigos. Estaline não parava de desbaratar conspirações trotskistas; no 1984 de Orwell, a Oceânia enfrenta uma guerra eterna contra a Eurasia e a Estasia.

Muray denomina consenso brando a esta forma subtil de totalitarismo. Na era dos bons sentimentos torna-se impossível fazer oposição às normas higiénicas e idílicas sem que, ao mesmo tempo, pareça que se ataca o género humano. No fundo, mais do que reprimir violentamente a alteridade – como faziam as tiranias clássicas – aspira-se a eliminar a própria possibilidade da sua existência. Dizia Orwell – na sua análise da novilíngua em 1984 – que, quando já não existem palavras para nomear uma coisa, a coisa deixa de existir. A correcção política encarrega-se dessa depuração da linguagem, de asseá-la, asseptizá-la, higienizá-la conforme os dogmas actuais.

Que fazer? Para Muray só há uma opção: marcar, através da literatura, uma distância sanitária frente a “todas essas formas pomposas e fúnebres da moral contemporânea e todo o seu sistema de valores tolerantistas, paritários, intercambiários, livres-cambistas, solidaristas e multiculturais, mas sempre vigilantes, niveladores e controladores, como as beatas de sacristia que na realidade são, que asfixiam com o seu peso de morte e de preconceitos o pouco que ainda resta de vida, e que, se perduram, é porque continuam sem deixar-se definir como aquilo que realmente são: uma ordem moral, a ordem moral mais odiosa de todas as ordens morais que jamais atormentaram a humanidade, mas cuja origem de esquerda a protege da derrocada que merece.”»

* * * * *

«El estatuto de víctima es rentable ¡todo el mundo quiere ser víctima! Un histerismo de la compasión y una exigencia obsesiva de protección que corren paralelas con un moralismo llorón y una sentimentalización de la política dignas de figurar algún día en una historia universal de la cursilería. Con el colofón de la culpabilización general del pasado: la convocatoria de safaris morales para perseguir la xenofobia, el fascismo, el racismo y la homofobia a través de los siglos, lo que nos conforta en una certeza: nuestros valores son los universales y definitivos, nosotros somos mejores, nosotros somos buenos.

Claro que un mundo donde toda tensión haya sido abolida, un mundo sin misterio, sin sorpresas, sin enigmas, donde sólo reine lo indiferenciado y donde todos sean iguales, sería lo más parecido al infierno. Es por ello imprescindible introducir al menos un simulacro de tensión, una negatividad de cartón piedra. Y así las fuerzas del Mal son ritualmente convocadas, para que los “subversivos” y los “inconformistas” puedan librar sus cruzadas progresistas contra la intolerancia, el integrismo, la xenofobia y el fascismo que viene. Todos los totalitarismos necesitan enemigos. Stalin no cesaba de desbaratar conspiraciones trotskistas; en el 1984 de Orwell Oceania se enfrenta en una guerra eterna contra Eurasia y Estasia.

Muray denomina consenso blando a esa forma sutil del totalitarismo. En la era de los buenos sentimientos se hace imposible oponerse a las normas higiénicas e idílicas sin que al tiempo parezca que se ataca al género humano. En el fondo, más que reprimir violentamente la alteridad –como hacían las tiranías clásicas– se aspira a eliminar la posibilidad misma de su existencia. Decía Orwell –en su análisis de la Novolengua en 1984– que cuando ya no existen palabras para nombrar una cosa, la cosa deja de existir. La corrección política se encarga de esa depuración del lenguaje, de asearlo, aseptizarlo e higienizarlo conforme a los dogmas del día.

¿Qué hacer? Para Muray sólo cabe una opción: marcar, a través de la literatura, una distancia sanitaria frente a “todas esas formas pomposas y fúnebres de la moral contemporánea y todo su sistema de valores tolerantistas, paritarios, intercambistas, librecambistas, solidaristas y multiculturales, pero siempre vigilantes, niveladores y controladores como las beatas de sacristía que en realidad son, que ahogan con su peso de muerte y de prejuicios lo poco que todavía queda de vida, y que si perduran es porque siguen sin dejarse definir como lo que realmente son: un orden moral, el orden moral más odioso de todos los órdenes morales que jamás hayan agobiado a la humanidad, pero cuyo origen de izquierda le protege de la debacle que merece”.»

Sem comentários:

Enviar um comentário