Crónicas do Grande Despertar | Crónicas del Gran Despertar

05/06/2022

Os “nossos valores” (1) | “Nuestros valores” (1)



«Para começar, o discurso dos nossos valores denota um plus de arrogância imperial, envolta – de forma autocomplacente – na bandeira da correcção política. Uma arrogância tipicamente anglo-americana, forjada no tempo do império britânico, cultivada no solo fértil da mentalidade puritana e alargada – após a segunda guerra mundial – ao clube de satélites da nação indispensável. Não em vão, no dealbar da nova era, Winston Churchill afirmava que os “povos de língua inglesa” emergiam como os campeões da liberdade e da civilização cristã, ou seja, como os guias do mundo [Discurso em Fulton, Março de 1946]. Várias décadas depois e concluída a guerra fria, o mundo era intimidado, de forma definitiva e sem discussão possível, a seguir o caminho do Ocidente civilizado, aquele que premeia os bons e castiga os maus.

Trata-se no fundo – e aqui vem a parte inconfessável da questão – de uma atitude profundamente racista e colonialista, ainda que hipocritamente se arrogue do contrário. Como dizia há alguns anos o escritor francês Régis Debray, “tiraram o capacete de cortiça, mas a cabeça por baixo continua a ser colonial”.

O Império Britânico assentou sobre uma massa imensa de sipaios, e essa é uma prática retomada pelos nossos valores. Nas guerras por procuração (guerras proxy) promovidas pela nação indispensável, a carne para canhão é posta, quase sempre, por criaturas retrógradas, arcaicas, incompatíveis com a concepção liberal da existência, mas que se vêm revestidas de nomes pomposos – freedom fighters, rebeldes moderados, revolucionários de cores, democratas de várias estirpes – segundo decidam os spin doctors dos nossos valores.

Que sob nomes tão nobres e apelativos se escondam algumas realidades desagradáveis – islamitas radicais, talibãs, traficantes de droga e de órgãos, terroristas, milícias neonazis – não implica mácula alguma nos seus patrocinadores. O eixo do Bem escreve direito por linhas tortas; tortuosos são os caminhos dos nossos valores. Mais ainda, enquanto a magia durar – e enquanto não se demonstrar o contrário – todos morrem pelos “nossos valores”. Desta forma os transformamos em mártires e parasitamos uma épica que nos é conveniente, para dar lustro a esses valores pelos quais ninguém quer morrer.

Ninguém quer morrer pelos nossos valores? Os ideais pelos quais os homens dão a vida são a pátria, a religião e a classe. Mas esta trilogia já não diz nada ao homem pós-moderno; tratam-se de categorias retrógradas, arcaicas, incompatíveis com uma concepção liberal da existência. Esta concepção, como é bem sabido, valoriza a propriedade individual acima de tudo e não está disposta (de modo algum!) a aceitar esse acto extremo de expropriação que consiste em dar a vida por algo. Mas aqui surge um problema: aceitar que ninguém está disposto a dar a vida pelos nossos valores equivale a admitir que os estes valores são um esterco. Para saltar este escolho, os estrategas do Ocidente recrutam os “tontos úteis” – gente disposta a morrer por motivos bolorentos como a religião ou a pátria – e vendem a narrativa segundo a qual, na realidade, se sacrificam pelos nossos valores. Um tributo de sangue que encontrará sempre os seus virtuosos. Este estratagema, há décadas que não pára de promover monstruosidades, de parir enganos e incendiar o mundo. O tiro sai demasiadas vezes pela culatra e deveríamos perguntar-nos quem é, na verdade, o tonto.»


* * * * *

«De entrada, el discurso de nuestros valores denota un plus de arrogancia imperial, envuelta –de forma autocomplaciente– en la bandera de la corrección política. Una arrogancia típicamente anglo-americana, forjada en la era del imperio británico, cultivada en el suelo fértil de la mentalidad puritana y extendida –tras la segunda guerra mundial– al club de satélites de la nación indispensable. No en vano, en el albor de la nueva era, Winston Churchill afirmaba que los “pueblos de habla inglesa” emergen como los campeones de la libertad y de la civilización cristiana, es decir, como los guías del mundo. [discurso en Fulton, marzo 1946] Varias décadas después y concluida la guerra fría, el mundo quedaba conminado, de forma definitiva y sin discusión posible, a seguir la senda del Occidente civilizado, el que premia a los buenos y castiga a los malos.

Se trata en el fondo –y aquí viene lo inconfesable del asunto– de una actitud profundamente racista y colonialista, aunque hipócritamente se revista de todo lo contrario. Como decía hace años el escritor francés Régis Debray, “se han quitado los cascos, pero la cabeza que hay debajo sigue siendo colonial”.

El Imperio Británico se sostuvo sobre una masa ingente de cipayos, y ésa es una práctica retomada por nuestros valores. En las guerras por procuración (guerras proxy) promovidas por la nación indispensable, la carne de cañón la ponen, casi siempre, criaturas retrógradas, arcaicas, incompatibles con la concepción liberal de la existencia, pero que a los efectos se ven ennoblecidas con lustrosos nombres –freedom fighters, rebeldes moderados, revolucionarios de colores, demócratas de variado pelaje–, según dispongan los spin doctors de nuestros valores. Que bajo tan nobles apelativos se escondan algunas realidades desagradables –islamistas radicales, talibanes, traficantes de drogas y de órganos, terroristas, milicias neonazis– no supone desdoro alguno para sus patrocinadores. El eje del Bien escribe derecho con renglones torcidos; tortuosos son los caminos de nuestros valores. Además, mientras la magia dure –y mientras no se demuestre lo contrario– todos mueren por “nuestros valores”. De esta forma les transformamos en mártires vicarios y parasitamos una épica que nos viene al pelo para dar lustre a esos valores por los que nadie quiere morir.

¿Nadie quiere morir por nuestros valores? Los ideales por los que los hombres dan la vida son la patria, la religión y la clase. Pero esta tríada ya no interpela al hombre posmoderno; se trata de categorías retrógradas, arcaicas, incompatibles con una concepción liberal de la existencia. Esta concepción, como es bien sabido, valora la propiedad individual por encima de todo y no está dispuesta ¡de ningún modo! a aceptar ese acto extremo de expropiación que consiste en dar la vida por algo. Pero aquí surge un problema: aceptar que nadie está dispuesto a dar la vida por nuestros valores equivale a admitir que nuestros valores son una boñiga. Para salvar este escollo, los estrategas de Occidente enrolan a “tontos útiles” –gente dispuesta a morir por motivos rancios como la religión y la patria– y venden la narrativa de que, en realidad, se sacrifican por nuestros valores. Un tributo de sangre para el que siempre habrá paganinis. Esta estratagema no cesa, desde hace décadas, de promover engendros, de alumbrar chapuzas y de incendiar el mundo. El tiro sale demasiadas veces por la culata y uno podría preguntarse quién es de verdad el tonto.»

Sem comentários:

Enviar um comentário